Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Crítica - The revenant: O renascido

por falarmd, em 20.12.15

281957_pt.jpg

 O novo filme de Leonardo DiCaprio, o eterno candidato aos Óscares, desta vez junta-se ao realizador de um dos melhores filmes do ano passado:Birdman. Será que é desta que ganha o Óscar.Depois de várias críticas à minha opinião, revisitei o texto e reparei que fui um bocado desequilibrado na crítica, mas foi a minha reacção inicial ao filme, e possivelmente dei uma ideia demasiado negra do filme. Este filme decorre nas profundezas do território selvagem norte-americano de inícios do século XIX, o caçador Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) vê-se gravemente ferido e deixado para morrer por John Fitzgerald (Tom Hardy), um dos seus companheiros. Com a sua força de vontade como única arma, Glass navega num ambiente hostil, através de um inverno brutal e tribos guerreiras, numa busca incessante pela sobrevivência e pela vingança sobre Fitzgerald. O filme é lindo, a cinematografia é algo do melhor que há, e visto no cinema consegue transmitir a ideia de frio. O realizador consegue criar visões extremas que nos coloca no meio da acção. Devo dizer que a técnica de rodagem contínua é boa mas em algumas cenas é demasiado usada. Algo que é excelente e ao mesmo tempo horripilante é a cena do ataque do urso, muito realista. Dicaprio é excelente no papel, e mesmo com poucas falas, consegue transmitir muita emoção ao papel.Não duvido que terá uma nomeação, Hardy no entanto é bom mas a escolha do tom de fala torna o discurso um bocado incoerente. Dito isso,  acho bem que digam que isto é inspirado em eventos reais, pois tem certos elementos neste filme que foram acrescentados para dar mais drama e conflito para alongar o filme. Não sei se a história é real, e até pode ter-se passado assim, mas se não foi, conseguiram tornar uma história interessante em algo aborrecido. A meio do filme, apesar de estarmos interessados na luta de Dicaprio,  ele arrasta-se uma boa meia hora com elementos que são a causa da minha irritação com o filme. Podemos dizer, que nessa metade do filme, ele torna-se um bocado chato.  Senti que um dos elementos do filme, foi acrescentado mais por conveniência que outra coisa, e esse falso conflito é um dos maiores pecados do filme, na minha opinião. Algo que também não me convenceu foi o facto de o capitão da expedição gastar tantos recursos para manter a personagem de Dicaprio viva. Sinceramente, quase achei compreensível as acções de Hardy, se não fosse aquele pormenor de matar o filho do outro.  O filme em si tem uma boa história, só que o realizador perde-se em tentar nos mostrar a natureza,e esquece-se que o filme tem que andar para a frente, continua a ser um filme belo mas podia ser ajustado um bocado. Na minha opinião, se tirassem 1 hora ao filme seria um filme excelente.  No geral o filme é bom, e tem elementos geniais, no entanto é demasiado longo e certos elementos irritaram-me. Uma coisa é fazer um filme artístico, outra é fazer um filme demasiado longo com certos elemento que são clichés. Aos cinéfilos, só pela beleza do filme e a actuação, vejam numa matine, o restantes podem esperar e ver na  TV, e não digo que não vão gostar. Depois de receber as críticas e revisitar o filme , poderei ter sido um bocado injusto, no entanto pela minha experiência teve elementos que não gostei e que estragaram a minha apreciação do filme.Gostaria de explicar mais ao pormenor mas isso envolveria spoilers. Nesta crítica tentei ser o mais justo possível ao filme pois ele tem elementos geniais.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 02:13


11 comentários

De Anónimo a 23.12.2015 às 04:23

a sua critica nem merece comentario de ser tao estupida

De falarmd a 26.12.2015 às 01:06

revisitei a crítica e posso ter sido um bocado injusto, no entanto é apenas a minha opinião e não posso exatamente falar do meu maior problema com o filme sem entrar em spoilers.

De Tu padre a 24.12.2015 às 17:49

La pelicula es excelente, puto negro envidioso

De falarmd a 26.12.2015 às 01:08

Não diria excelente, mas também não é um mau filme, Tive problemas com o filme que me irritaram e talvez na crítica tenha sido demasiado duro com o filme, reparei isso. Mas é a minha opinião e talvez adores o filme, eu tive problemas com ele.

De Anónimo a 23.01.2016 às 21:53

Não li a sua crítica anterior. Com certeza estará melhor que esta. O filme é PÉSSIMO e de muito mau gosto em quase todos os detalhes, exceto em alguns aspetos da fotografia da natureza!
Apontar Di Caprio como Melhor Ator neste papel é puro erro e golpe de marketing americano. Qualquer ator faria este papel, até Joaquim de Almeida. Mas como foi Di Caprio…toma nomeação!
FILME A NÃO VER nem na TV!

De Rui Veiga a 24.01.2016 às 11:17

Filme MEDÍOCRE! Alguns bons momentos de fotografia, apenas. Hollywood no seu "melhor"; perdão PIOR...

De Ana coimbra a 14.02.2016 às 20:41

Opiniões! Valem o que valem e normalmente só valem muito para a pessoas que as emitem.
Adorei o filme. Intenso poderoso muito belo.
Dicaprio comparado com Joaquim de Almeida?...pois tá bem!
O ator consegue quase sem falas transmitir toda a carga dramática da história.
Para quem não gostou...quando passar na televisão mudem de canal. Hoje em dia com a TV por cabo temos dezenas de opções!

De Patrícia a 15.02.2016 às 16:08

Concordo em grande parte com a sua crítica, porém não gostei de a ler. Sugiro que melhore a sua escrita em português, não tanto a nível de erros gramaticais mas sim da coerência e lógica do discurso, bem como a nível da pontuação. A sua má escrita torna o texto complicado e bastante confuso de ler.

De falarmd a 12.03.2016 às 20:20

obrigado pelo aviso, quando fiz a crítica, não revisitei o texto. Tentei alterar o original para ser mais justo com o filme e perdeu-se a gramática. Espero que dê outra oportunidade ás minhas críticas.

De falarmd a 12.03.2016 às 20:21

Outra coisa, Di caprio comparado a Joaquim de almeida, quando foi isso.

De Patrícia a 14.03.2016 às 18:49

Não fui eu que referi a comparação a Joaquim de Almeida, mas sim um leitor anónimo num comentário feito antes do meu.
Não darei de todo outra oportunidade às suas críticas, até a sua resposta ao meu comentário apresenta inúmeros erros de gramática e pontuação... o senhor simplesmente não sabe escrever em português.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Dezembro 2015

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D